X

Censo demográfico 2020 foi tema de reunião entre IBGE, autoridades e representantes da sociedade


Ouvir matéria

O coordenador do Censo 2020 na região, Marcos Vinicius Vicente e a chefe da agência do IBGE de Campo Mourão, Priscila Portela Balbino, visitaram na tarde desta quinta-feira (19), o prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte - Baco. Também participaram da reunião, os secretários municipais, os vereadores Rafael Bartz (presidente da Câmara) e Luiz Cunha, representantes de sindicatos, cooperativas, comércio, clube de serviços e servidores municipais.

 

O objetivo do encontro, por parte do IBGE foi de informar as autoridades e representantes da sociedade sobre o censo demográfico 2020, reforçar a importância do censo para o planejamento público e privado, que os dados servirão como base para o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, sobre como e quando será feito o trabalho em campo, para conhecer a equipe de coleta do IBGE e acompanhar as etapas do censo, ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como de obter um local junto a prefeitura onde será montado um Posto de Coleta do Censo em Ubiratã, além da divulgação do processo.

 

“Como o IBGE não tem condições orçamentária de alugar salas em todos os municípios vamos solicitar estas estruturas às prefeituras já dando uma previsão de quando vamos precisar e quando vamos entregar de volta”, disse Vicente. Durante o primeiro semestre, os técnicos visitaram os municípios da região para fazer a atualização dos mapas.

 

Somente para o município de Ubiratã serão contratados 20 recenseadores. Ainda serão contratados mais 4 supervisores que formaram a equipe de trabalho. O Censo 2020 será realizado de agosto a outubro do ano que vem, tendo período de referência a noite do dia 31 de julho para 1º de agosto de 2020.

 

A partir deste ano o IBGE de Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório de Campo Mourão.

 

O último Censo Demográfico foi feito há 10 anos - em 2010. O levantamento apontou na época uma população de Ubiratã em 21.558 habitantes. Já a última estimativa de 2019 reduziu a população para 21.013 moradores. O Censo 2020 está sendo bastante aguardado pelam administração municipal de Ubiratã, já que os números impactam diretamente no percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Uma contagem deveria ter sido realizada em 2015, mas o Governo Federal não fez devido cortes no orçamento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Ubiratã

Data de Publicação: 20/09/2019

 Galeria de Fotos

 Veja Também